/
Notícias
São Paulo tem mais de 350 mil motoristas com exame toxicológico vencido
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais de 1,1 milhão de motoristas estão com o exame toxicológico obrigatório vencido em todo o Brasil.
O problema se espalha por todo o país, mas alguns estados concentram os maiores volumes de irregularidades. São Paulo lidera o ranking nacional, com cerca de 350 mil condutores em situação irregular. Na sequência aparecem o Paraná, com aproximadamente 93 mil motoristas, e Minas Gerais, que registra 82.355 condutores com o exame vencido.
Outro dado alarmante da Senatran é que 1 em cada 10 motoristas que dirigem veículos pesados não passam no teste.
Especialistas alertam que o número elevado representa um desafio direto para a segurança viária e para a fiscalização nas rodovias, especialmente no transporte de cargas e passageiros. Os motoristas que não comparecem ao exame são definidos como parte da “positividade escondida”, conforme explica Rodolfo Rizzotto, autor do estudo “As Drogas e os Motoristas Profissionais”.
Os motoristas que não comparecem para a realização do toxicológico podem ter suas habilitações suspensas pelos Detrans e serem autuados, pagando a chamada multa de balcão, de R$ 1.467,35 , conforme prevê a legislação.